Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Novo sistema de integração agiliza serviços de Integração Agropecuária da Adepará




COMPARTILHE

A partir da próxima segunda-feira (10) entra em funcionamento o novo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec-3), que marca um importante avanço para os produtores rurais por oferecer mais agilidade e economia, ao evitar deslocamentos e burocracia na hora de utilizar os serviços da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará).

Todas as unidades da Adepará estão conectadas ao sistema, que é on-line e parametrizado (com elementos de controle) de informações. O sistema terá novos módulos, como agrotóxicos, termos e arrecadação, além de funcionar de forma integrada com a emissão da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) e a Guia de Trânsito Animal (GTA). A Adepará ressalta que todo produtor tem que fazer seu cadastro no portal de serviços do Sipaec-3.

Durante o mês de agosto foi realizado treinamento em todas as regionais da Agência, a fim de capacitar fiscais, agentes e técnicos das unidades no manuseio do novo sistema, para melhor informar o produtor rural sobre o Siapec-3.

O sistema inova ao oferecer ao produtor cadastro e emissão de documentos diretamente de sua propriedade, sem precisar se deslocar até um escritório da Adepará no município. O aplicativo do Siapec-3 já está disponível para baixar no sistema Android do celular, facilitando o acesso pelo smartphone.

Eficiência - O novo sistema vai gerar menos burocracia, mais economia, maior agilidade e reforçar a segurança sanitária. É uma ferramenta importante para o produtor e, principalmente, para as ações da Adepará, já que o fiscal vai poder sair do atendimento nas unidades e trabalhar diretamente com a fiscalização e orientação ao produtor em campo.

O diretor-geral da Adepará, Luiz Pinto, destaca que mesmo sendo um sistema novo, o Siapec-3 vai continuar exercendo a função de controle sanitário. “Queremos criar total autonomia ao produtor do agronegócio, para que ele possa desenvolver o seu trabalho com toda segurança, mas de forma independente. Vamos descentralizar e fazer com que a Adepará possa ter tempo de fazer a sua atividade fim, que é realizar a defesa agropecuária, por meio da fiscalização e educação sanitária”, explicou o diretor.

Segundo Sylvio Maggessi, diretor da empresa idealizadora do sistema, o diferencial da nova versão é a operacionalização. “É um portal de serviços que vai descentralizar o atendimento ao público, alvo da defesa agropecuária. Atualmente, quando o produtor quer utilizar o serviço da Adepará tem que ir ao escritório para fazer cadastro, notificação de vacinação, emissão de Guia de Trânsito Animal etc. Com o Siapec-3 ele vai poder fazer tudo isso direto pela internet, utilizando um computador convencional ou um smartphone”, ressaltou.


Autor:AMZ Noticias com Inara Soares


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias