A estrada VS10 em Parauapebas é palco de protesto de moradores que reivindicam serviços essenciais como, por exemplo, pavimentação asfáltica, água, escola e unidades de saúde, a via esta interditada desde as 4 horas de hoje, segunda-feira, 18, De acordo com Cássio Meneze, líder dos moradores do Complexo de Bairros VS10, o ato vem sendo adiado há algum tempo na tentativa de que o poder executivo atenda as reivindicações.
“Temos uma unidade de saúde já locada há seis meses e ainda não foi inaugurada deixando a população sem Atenção Básica em Saúde; além de uma escola no Parque das Nações, pronta, desde o ano passado, sem funcionar”, conta Cássio, denunciando que há crianças naquele complexo de bairros sem estudar porque as escolas não suportam a demanda.
Outra denúncia apresentada pelo líder comunitário, muitas famílias não recebem água, nem mesmo pelo carro pipa, pois as ruas não permitem a entrada do veículo; nos mesmos locais, a coleta de resíduos domiciliares (lixo) só é possível com uso de jerico traçado, pois, os caminhões basculantes não conseguem trafegar por elas. “Temos um sistema de água montado aqui nas proximidades e também não foi inaugurado deixando o povo sem água”, reclama Cássio, detalhando que a maioria das ruas estão intrafegáveis.
De acordo com os manifestantes, toda a demanda já é de conhecimento do poder executivo, tendo sido tratado em várias reuniões e incluso no PPA. Porém, vem protelando a execução das soluções; por isso, só desobstruirão a via com o pronunciamento do prefeito com as resposta às reivindicações.
Em resposta, o Secretário Municipal de Obras, Wanterlor Bandeira, disse que se reuniu ontem, 17, com representantes daquele Complexo de Bairros, porém, algumas lideranças, inclusive os que hoje lideram o movimento de interdição, não compareceram.
“Estamos com a pauta deles em mãos. Algumas estão sendo executadas e outras ainda não iniciaram em razão das fortes chuvas”, explicou Wanterlor Bandeira, alertando que prejudicar a população neste momento é temerário, e que o governo manteve a porta e o diálogo abertos no sentido de levar as informações para os moradores. Ainda segundo o secretário, todas as demandas serão atendidas dentro do planejamento estabelecido e de acordo com o abrandas das chuvas.
Autor:AMZ Noticias com Zé Dudu