Terca-Feira, 16 de Abril de 2024

Após dizer que não iria atuar contra garimpos ilegais, chefe do Ibama no Pará é demitido




COMPARTILHE

O novo superintendente regional do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) no Estado, o coronel da Polícia Militar Evandro Cunha dos Santos, foi demitido na tarde desta 3ª feira (10.set.2019). A informação foi divulgada pela Folha de São Paulo.

A demissão vem após Evandro Cunha ter dito, audiência pública realizada em Altamira (PA) mais cedo, que iria parar de danificar equipamentos apreendidos em garimpos ilegais no Pará.

Segundo o jornal, a declaração foi feita sem respaldo do governo do presidente Jair Bolsonaro. “Fiquem certos que isso [a destruição de equipamentos] vai cessar, entendam que nós somos únicos, mas vamos trabalhar diuturnamente para acabar com essa problemática de estarem danificando patrimônio alheio”

O trabalhador pela legislação, a destruição de produtos e instrumentos usados em crimes ambientais é autorizada  merece respeito, e terá o respeito do governo federal. Eu sou soldado e eu sei cumprir ordem, a ordem que recebi foi para parar com isso daí”, afirmou Evandro Cunha dos Santos mais cedo. O superintendente havia assumido o cargo em 4 de setembro. A exoneração, assinada pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente), será publicada na edição desta 4ª feira (11.set.2019) do Diário Oficial da União.

Pela legislação, a destruição de produtos e instrumentos usados em crimes ambientais é autorizada quando não for possível retirá-los da mata. Segundo o jornal, para fiscais do Ibama, a fala de Santos coloca em risco servidores do órgão que atuam em operação no município de Altamira (PA), que lidera os índices de desmatamento e de focos de incêndio no país.

Atualmente, grupos de garimpeiros vêm respondendo com violência e protestos às fiscalizações feitas pelos órgãos ambientais no Pará. Em 30 de agosto, agentes do Ibama foram alvos de tiros próximo a uma área indígena da região queriam intimidar as ações de combate a garimpos ilegais na região. Além disso, desde 2ª feira (9.set.2019), um grupo interdita a rodovia BR-163, em Itaituba (PA) pedindo a legalização de áreas de garimpos.


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias