Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Massa de ar frio chega ao Brasil e deve atingir 12 estados com queda brusca de temperatura




COMPARTILHE

Uma intensa massa de ar polar chegou nesta quarta-feira ao Sul do país e avança rapidamente, derrubando as temperaturas em vários estados. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os termômetros marcaram entre 1°C e 3°C em municípios das regiões de serranas.

No início da tarde, a Metsul Meteorologia postou no twitter que uma fraca neve granular começou a cair no município de São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina. O município também registrou a chamada chuva congelada, com queda de granizos minúsculos e que não aderem imediatamente a vidros ou superfícies.

O mesmo ocorreu nesta tarde nos municípios gaúchos de Herval, na fronteira com o Uruguai, e em Nova Petrópilis, na região de Gramado. No Rio Grande do Sul, cidades como Dom Pedrito e Jaguarão, tiveram temperaturas entre 1°C e 2° C no início da manhã, mas a sensação térmica chegou a até  4,6°C negativos.

Santa Catarina amanheceu com nuvens e pancadas de chuva fraca. Na cidade de São Joaquim, a temperatura amanheceu em 3°C, com nevoeiro e chuviscos. Em Urupema, o termômetro marcou apenas 2°C  Para que ocorra neve ou chuva congelada é preciso que, além do frio, os municípios tenham altas taxas de umidade.

O ar polar já alcança o Sul do Paraná e as temperaturas vão cair ainda mais em todo o estado. Na manhã desta quinta, a temperatura mais baixa foi registrada no município de Palmas, de 4,7°C. No início da tarde, os termômetros já marcavam  4,2°C.

- A temperatura mínima hoje vai ser invertida. Em geral, ela ocorre no início do dia. Nesta quinta, a temperatura mais baixa vai ocorrer à noite - explica o  meteorologista Paulo Barbieri, do Simepar, o Instituto de Meteorologia do Estado do Paraná.

Curitiba, por exemplo, amanheceu com 12°C, mas a temperatura deve cair pela metade, chegando a 6°C à noite. Há previsão de geada no estado e não está descartada a ocorrência de neve em cidades como Palmas e Guarapuava, ambas no extremo sul paranaense.

Barbieri afirma que, no estado, o dia mais frio deverá ser sábado, quando as nuvens devem se dissipar. Sem a cobertura das nuvens, a tendência é gelar ainda mais. Isto porque elas funcionam como uma espécie de cobertor para a superfície.


Autor:Redação AMZ Noticias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias