A Justiça do Pará recebeu uma denúncia criminal do Ministério Público Federal (MPF) contra grupo de quatro pessoas suspeitas de causar prejuízo de R$ 4 milhões em fraudes no seguro-desemprego em Marabá, no sudeste do Pará.
Segundo a denúncia do MPF, em agosto de 2020, o esquema criminoso era liderado por um homem identificado como Kayque Benat Silva e Silva. Ele cooptava servidores públicos para inserir dados falsos no sistema de informações do extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com a denúncia, a partir desses dados falsos, o grupo conseguia créditos indevidos, sacados com a emissão fraudulenta da segunda via do cartão do cidadão. Em Marabá o esquema funcionou na unidade do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão conveniado ao extinto MTE para a administração do seguro-desemprego.
Entre 2016 e 2018 foram realizados milhares de requerimentos de seguro-desemprego fraudulentos com os perfis dos servidores integrantes do grupo, gerando prejuízo de R$ 4 milhões à União. Em 2018, o denunciado Kayque Benat Silva e Silva também tentou cooptar servidoras do Sine de Canaã dos Carajás, sem sucesso. Por essa tentativa ele foi denunciado pelo MPF e condenado pela Justiça Federal por ameaça e corrupção ativa.
Segundo a Justiça do Pará, se condenados, os acusados podem ser punidos com penas que, somadas, chegam a 24 anos e oito meses de prisão e multa, por crimes como corrupção ativa e passiva, estelionato majorado, e associação criminosa. As penas podem ser aumentadas pelo fato de o crime ter sido continuado.
Autor:Redação AMZ Noticias