A Prefeitura de Gurupi, no sul do Tocantins, publicou um novo decreto flexibilizando medidas de prevenção contra o coronavírus. O documento permite, a partir de agora, que eventos sejam realizados sem que haja restrição do número de participantes. A medida vale para o funcionamento de boates e realização de shows artísticos.
O decreto anterior limitava a participação de até 3 mil pessoas em eventos. Na época, somente pessoas vacinadas com pelo menos uma dose contra a Covid-19 poderiam participar das festas. Além de não estipular o limite de participantes que podem frequentar os locais, a informação sobre exigência da vacina não consta mais no novo decreto.
Questionada pelo g1 sobre possíveis aglomerações, inclusive de pessoas não vacinadas, a Prefeitura de Gurupi informou que "todos os decretos relacionados ao enfrentamento da pandemia levam em consideração o atual cenário epidemiológico da cidade".
Veja abaixo a nota na íntegra: O decreto de nº 1.370 foi publicado nesta segunda-feira (18) e já começou a valer. O documento informa que a prefeitura considerou queda nos números de casos positivos de Covid-19 e ao avanço na vacinação na cidade.
Conforme o novo texto, fica liberado o funcionamento das boates e casas noturnas e a realização de shows artísticos. O decreto reforça a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos como em parques, praças, repartições públicas municipais e comércio. Os estabelecimentos comerciais continuam obrigados a oferecer a utilização de álcool 70% aos clientes.
Quem for flagrado desobedecendo as regras pode ser penalizado. Em caso de reincidência, o estabelecimento pode ter o alvará de funcionamento cassado. Gurupi é a terceira cidade mais afetada pela Covid-19 no Tocantins. Desde o início da pandemia até a manhã desta terça-feira (19) a cidade soma 15.174 diagnósticos e 277 mortes pela doença.
A Prefeitura de Gurupi informa que todos os decretos relacionados ao enfrentamento da Pandemia levam em consideração o atual cenário epidemiológico da cidade, que neste momento mostra uma redução significativa de casos confirmados da Covid-19 em nosso município.
Nesta terça-feira, 19 de outubro, Gurupi confirmou apenas 03 novos casos de Coronavírus. Uma redução que vem sendo sentida há algum tempo, visto que, por exemplo, no dia 19 de setembro, a cidade registrou apenas 07 novos casos da doença.
Outro fator determinante para a flexibilização das medidas adotadas no município é o avanço significativo da vacinação dos gurupienses. Atualmente em Gurupi, segundo dados do último Vacinômetro divulgado no dia 18/10, já foram aplicadas 90.143 doses.
A Prefeitura ressalta que a conscientização da comunidade em relação ao uso de máscaras, ao distanciamento social e à higienização das mãos, aliada ao avanço na vacinação tem proporcionado a adoção de medidas menos rigorosas no enfrentamento à pandemia. A Prefeitura reforça que tais medidas podem sofrer alterações de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.
Autor:Redação AMZ Noticias