Desde a última sexta-feira (18), a Vale entrou dentro de uma prazo de24 horas para retirar 359 trabalhadores de uma área de risco próxima à barragem Pera Jusante, no município de Parauapebas (PA). A decisão da Justiça do Trabalho estabeleceu multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.
Chamada de Zona de Autossalvamento, a área fica abaixo do nível da barragem, no qual não há tempo suficiente para socorro, em caso de inundação. Uma inspeção do Ministério Público do Trabalho (MPT) flagrou irregularidades que colocam em risco a vida de trabalhadores.
Na decisão, a juíza do Trabalho Suzana Carvalho dos Santos apontou que diversos trabalhadores relataram não saber o que fazer em caso de emergência.
Para o MPT, o número de trabalhadores que podem ficar no local deve ser somente o necessário ao desempenho das atividades de operação e manutenção. Além disso, há a necessidade de treinamentos periódicos, capacitação e orientação sobre rotas de fuga, segundo o órgão.
Em nota, a Vale disse que "adotará as medidas para o cumprimento da decisão" e que "a barragem da Pera Jusante em Carajás está estável e com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, operando dentro da normalidade'.
A empresa afirmou ainda que "as barragens são monitoradas 24 horas por dia, 7 dias por semana e possuem protocolos de controle e segurança implementados nas áreas de ZAS".
Segunda decisão - Em seis dias, essa foi a segunda medida contra a Vale na região envolvendo irregularidades de trabalhadores. No dia 14 de março, a Justiça do Trabalho determinou que a empresa retire cerca de 1,4 mil trabalhadores da área de risco próxima à barragem Mirim da mina Salobo, em Marabá, sudeste do Pará.
Autor:Redação AMZ Noticias