O Pará tem cinco dos dez municípios da Amazônia Legal que mais desmataram em junho de 2022. São eles: Altamira, Itaituba, Medicilândia, São Félix do Xingu e Portel. O estado também possui quatro das áreas de proteção ambiental mais ameaçadas: a Área de Proteção Ambiental Tapajós; Floresta Nacional Altamira; Estação Ecológica Terra do Meio e a Floresta Nacional Jamanxim.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com levantamento do sistema Deter, que monitora os alertas de desmatamento na Amazônia Legal. Segundo o Instituto, a área de alertas de desmatamento em junho foi de 1.120,2 KM² - bem maior que em maio, quando foram registrados 899 KM², e junho de 2021, quando os alertas chegaram a 1.061,37 KM².
De janeiro a junho, o desmatamento na Amazônia chegou a 3.987,53 KM², o que representa aumento de quase 10% em relação ao mesmo período de 2021, quando o desmatamento registrado na Amazônia Legal foi de 3.604,76 KM².A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba a área de 8 estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.
Em area desmatada o Amazonas superou o Pará como estado "campeão" do desmatamento em junho: o Deter sinalizou 401 km² de área sob alerta de desmate no território amazonense, contra 381 km² no território do Pará. Em terceiro lugar ficou Rondônia, com 139 km² de área sob alerta, e, em quarto, Mato Grosso, com 116 km². O Acre teve 70 km² sob alerta, o Maranhão, 10 km², o Tocantins, 2 km² e Roraima, 1 km². O Amapá não teve área sob alerta de desmatamento.
Autor:Redação AMZ Noticias