Segunda-Feira, 02 de Fevereiro de 2026

Ibama realiza operação contra ranchos às margens do rio Araguaia nos estados de Goiás e Mato Grosso




COMPARTILHE

O Ibama realizou operação para coibir a ocupação irregular à beira do Rio Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Moradores da região relatam que tiveram ranchos que ficam às margens do rio destruídos durante a ação, que ocorreu nessa semana. 

Uma moradora de Aruanã relata que o rancho construído às margens do Rio Araguaia, no município de Cocalinho, no Mato Grosso, foi destruído após a ação policial. Ela afirma que antes da operação houve rumores, mas ninguém foi avisado.

Nas imagens registradas é possível ver que a estrutura do rancho foi colocada abaixo. Além disso, os escombros foram incendiados. “Se temos isso daqui é porque somos descendentes de Aruanã. É costume nosso fazermos ranchos, gastarmos para ter isso aqui. Olha só que fizeram que nosso rancho, que gastamos para reunir família”, diz.

Perguntada pela reportagem se o rancho é regularizado, a moradora não respondeu. A ação ainda destruiu estruturas de metal colocadas às margens do Rio Araguaia. O Ibama informou ao Mais Goiás que se trata de uma operação realizada por determinação da Justiça Federal em Barra do Garças, no Mato Grosso.

O que estabelece o Código Florestal? O Código Florestal estabelece a proibição de construção nas margens de rio a partir de 30 metros até 500 metros, a depender da largura do curso d’água, já que se tratam de áreas de preservação permanente.


Autor:Redação AMZ Notícias


Comentários:
O Jornal do Carajas não se responsabiliza pelos comentários aqui postados. A equipe reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.

Nome:
E-mail:
Mensagem:
 



Copyright - Jornal do Carajas e um meio de comunicacao de propriedade da AMZ Ltda.
Para reproduzir as materias e necessario apenas dar credito a Central AMZ de Noticias